quinta-feira, 5 de abril de 2012

Inclinação da terra e suas consequências



Atualmente a inclinação da terra é de 23°, no período de 41.00 anos o ângulo do eixo da terra mudou de 21,80° - 24,36°. Além disso, a terra muda lentamente o ponto no espaço pra onde aponta o seu eixo. O nome desse lento movimento e precessão e dura cerca de 26.000 anos.
O efeito deste movimento na terra é muito lento, mas o resultado final é que dentro de cerca de 13.000 anos o verão no Brasil ocorrerá em junho e o inverno em dezembro.
Se o eixo da terra mudasse 10°, ainda existiriam estações do ano, mas serão tão imperceptíveis que a diferença entre o verão e o inverno seria cerca de 3ºC no máximo. Se mudasse menos de 5° não haveria estações do ano.
Pelo fato de não ter más esta inclinação a orbita da terra seria quase perpendicular.
E também um grande problema seria o derretimento dos pólos.
Se a terra inclinasse 45° às mudanças seriam mais graves, um lado ficaria mais tempo sem a incidência solar, do modo que o hemisfério norte, seria muito frio, incapacitando a vida no lado norte do mundo.
Se a inclinação fosse de 50° um lado seria permanentemente noite, isso provocaria uma era do gelo em apenas um lado da terra, poderia também acabar com a vida no lado em que ficaria noite, e também não existiriam estações do ano, um lado seria eternamente verão e o outro inverno. Não haveria nem noite nem dia, seria uma enorme catástrofe.


Lucas dos Santos
E.E.E.F.M. "RÔMULO CASTELO" - 1° V5

Nenhum comentário:

Postar um comentário