sábado, 17 de março de 2012

Morre o geógrafo Aziz Ab'saber


Morreu na manhã desta sexta-feira (16/03/2012) Aziz Nacib Ab’Saber, um dos mais respeitados geógrafos do País. Ab’Saber tinha 87 anos e morreu na casa dele, em Cotia (SP). Ele era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). 

A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada, mas as suspeitas são de parada cardíaca. O velório será realizado a partir das 19h no prédio da administração da FFLCH/USP e o enterro, no Cemitério da Paz, às 10 horas. A FFLCH/USP decretou luto de três dias. Aziz casou-se duas vezes, deixa duas filhas e seis netos.
 
Nascido em São Luís do Paraitinga, em 1924, Ab'Saber foi autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos e considerado referência da geografia em todo o mundo. É autor de estudos e teorias fundamentais para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil.Foi presidente da SBPC de 1993 a 1995 e desenvolveu trabalhos no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) até ontem. Foi autor também de diversos livros educativos sobre geografia, usados em diversos colégios.

Segundo Magda, Ab'Saber se mostrava sempre muito preocupado com os jovens, escrevendo muitos livros didáticos sobre geografia brasileira. A professora afirma que ele ajudou a criar o conceito de cidadania dos brasileiros e que seus livros continuam muito atuais. “As imagens de satélite só vieram a confirmar o que Aziz tinha descrito em seus livros de geografia. Não mudou muita coisa, pois ele foi um dos geógrafos que mais viajou pelo pais, ele conhecia todos os rincões do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário